Metas para 2025

Últimos dias do ano e aparecem promessas pra todo lado. Eis aí as famosas listinhas de metas para o próximo ano. É de grande valor que objetivos sejam traçados e que nós possamos desejar… Como escreveu Drummond, “que você tenha muitos desejos”…. no entanto o perigo está quando os ideais se transformam em imperativos.

“Seja feliz”, “seja você mesmo”, “seja autêntico”, “seja produtivo”, são alguns dos imperativos que acabam produzindo narrativas de fracasso pessoal, uma vez que trazem em si algo da ordem do impossível e os impossíveis inerentes à vida acabam sendo interpretados como impotência.

Estabelecendo com os ideais da cultura uma relação de submissão, tomando-os não como referências, mas como mandatórios, e não conseguindo corresponder a esses ideais, muitos acabam interpretando esta não correspondência como fracasso. Essa ilusão onipotente faz com que muitos percam em potência para conduzir seus projetos.

Como diz Maria Lívia Moretto, “frente ao impossível cabe o luto, frente ao possível cabe lutar”.

A Psicoterapia pode te ajudar a trabalhar com esses ideais, bem como de onde eles surgem, além dos sentimentos de frustração e impotência, te permitindo entrar em contato com a lógica que permeia certos projetos pessoais, de modo que você esteja mais disponível frente às oportunidades possíveis para sua vida.

LOGOTIPO
Entre em Contato
Olá!
Em que posso te ajudar?